Rua Fernandes Tourinho 999, sala 904 - Belo Horizonte (MG) 

                                                                                                                                                                                                                                                                                         vozexpressao@hotmail.com

Copyright © 2018 - Espaço Voz e Expressão                                                                                                                                                                                                                                  (31)98876-7066

Cursos

Curso de Técnica Vocal para voz cantada

O curso tem como objetivo o aprimoramento da qualidade e expressividade da voz cantada e é dirigido a todos aqueles que têm a voz como instrumento de trabalho ou lazer, ou seja, cantores profissionais ou iniciantes no canto.


O programa do curso se fundamenta numa prática prazerosa, conduzido ao interesse e ao objetivo do aluno, proporcionando-lhe segurança técnica, expressividade e desinibição para apresentação em público.


O programa é composto por 8 módulos com assuntos diversos relacionados a técnica vocal ( aquecimento e desaquecimento vocal, articulação, ressonância, respiração, registros vocais, interpretação, ornamentos vocais, timbres e improviso).


Os atendimentos acontecem 1 vez por semana e têm 1 hora de duração.
Oferecemos aulas em grupos de até 5 pessoas, duplas ou individual.


O funcionamento do espaço acontece nos três turnos, manhã, tarde e noite e o horário dos atendimentos depende da disponibilidade do cliente.

Cursos complementares

Esses cursos acontecem nos meses de julho e Dezembro de cada ano e tem o objetivo de prestar informações relativas ao canto e conceitos musicais  imprescindíveis a formação de um cantor.

Os cursos também têm a função de suprir algumas deficiências, observadas no decorrer da formação dos alunos no curso de técnica vocal, quanto a escuta musical, entendimento da teoria musical (ritmo, altura,intensidade e timbre) e quanto a desinibição para expressividade em público. Os cursos estão em constante reciclagem e são os seguintes:

•     Os Cuidados com a Voz 
Expõe os cuidados que todo cantor precisa ter com a sua voz profissional para a preservação da mesma e a desmitificação de informações erradas ou inadequadas sobre o que é bom ou ruim para saúde vocal.
•     Fisiologia da Voz 
Faz-se um estudo generalizado do funcionamento das estruturas responsáveis pela fala e pelo canto, ou seja, mecanismos da respiração, vibração das pregas vocais, articulação e ressonância, informações imprescindíveis ao cantor que deseja desempenhar seu papel sob o ponto de vista profissional.
•     Apreciação de Cantores Famosos 
Através da compilação de vídeos de diversos cantores famosos, e a exposição dos mesmos em DVDs, faz-se uma análise em grupo da postura de palco desse cantores e as diferenças marcantes entres os estilos nos vários gêneros musicais.
•     Interpretação 
O curso tem o objetivo de estimular a expressividade dos clientes no sentido de prepará-los para as apresentações em público nos diversos projetos do Espaço Voz e Expressão. O curso dividi-se em duas partes, Expressão I, onde são trabalhadas dinâmicas de expressão corporal e técnicas que estimulam a desinibição e finalmente, Expressão II , onde se trabalha a postura de palco, e a expressividade do canto ( timbre vocal, intenção, e sentimentos).
•     Diapasão 
O curso se justifica pela grande dificuldade da maioria dos cantores em descobrir o tom confortável  para cada canção e então é realizado um trabalho em duas partes, Diapasão I  : estudo do conceito do diapasão e a teoria musical que o envolve, e Diapasão II : aplicação do diapasão na prática do canto e treinamento do ouvido musical para descoberta da região de conforto da voz, segundo a tessitura de cada cantor.
•     Como Escutar Música 
Mediante a constatação da  dificuldade de vários cantores iniciantes em ouvir e reproduzir canções de maneira afinada e rítmica , o curso surgiu como uma proposta de se aprimorar a escuta musical  através da apreciação da linha melódica , ritmo e arranjo instrumental de músicas populares cantadas e/ou instrumentais.
•     Improviso 
Esse curso estimula os cantores a brincar intuitivamente com os fraseados musicais, improvisando e criando novas versões mais pessoais para seu repertório. Ele se divide em Improviso I onde se trabalha a improvisação rítmica e Improviso II com foco na improvisação da melodia.

Spá do Canto!!!
Cantar por prazer e relaxamento

É uma prática do canto que além de trabalhar o aprimoramento da qualidade da voz do indivíduo através de exercícios de técnica vocal, utiliza aspectos musicais numa combinação de ritmos, melodias, timbres, alturas de notas, letras e poesias de canções, como forma de promover o bem estar, o equilíbrio, a alegria, descontração e desinibição.

É uma atividade extremamente divertida e descontraída, e uma forma prazerosa de se promover o equilíbrio, possibilitando uma melhora na autoestima e autoconfiança. O foco é o prazer em cantar e fazer da música um instrumento de prazer, como forma de controle do estresse, relaxamento, expansão da criatividade e expressividade através de dinâmicas e exercícios vocais e de expressão corporal.

Se constitui um espaço de lazer e sociabilidade para aqueles que querem manifestar e expressar suas emoções através do canto, o gosto pela arte e pela música, mas não querem se aprofundar na Técnica Vocal. É um espaço lúdico onde a proposta é se divertir e cantar em grupo.

 

É dirigido a todos que gostam de cantar e apreciam momentos de descontração, relaxamento e autoconhecimento.

As aulas acontecem 1 vez por semana e têm 1 hora e 30 min de duração e os grupos são formados de até 10 pessoas.

 

O funcionamento do espaço acontece nos três turnos, manhã, tarde e noite e o horário das aulas depende da disponibilidade do aluno.

Preparação de professores de técnica vocal

O curso tem como objetivo a formação de professores de canto em técnica vocal para o canto popular.
O método foi criado pela professora de técnica vocal Aída Couto.

Ele é dividido em 4 módulos e aprofunda conhecimentos e práticas em técnica vocal, aperfeiçoando e qualificando professores de canto e cantores profissionais que queiram um direcionamento didático em seu exercício profissional. 
Após finalizar todos os módulos 4 módulos preparatórios o aluno recebe um certificado de conclusão do curso com o escore de seu aproveitamento.


É pré-requisito que o aluno seja cantor e tenha conhecimentos básicos em música e teclado, ou mesmo, que se proponha a estudá-los.


As aulas acontecem 1 vez por semana e têm 1 hora e 30 min de duração.


A escola oferece aulas em grupos de até 10 pessoas.


O funcionamento da escola acontece nos três turnos, manhã, tarde e noite e o horário das aulas depende a da disponibilidade do aluno.

Curso de Técnica Vocal para voz falada

O Curso tem como objetivo o aprimoramento da qualidade técnica e estética da voz falada bem como a melhoria da sua expressividade e é dirigido a todos aqueles que têm a voz como instrumento de trabalho.


O programa do curso se fundamenta numa prática prazerosa, conduzido ao interesse e ao objetivo do aluno, proporcionando-lhe segurança técnica, expressividade e desinibição e segurança para falar em público. 


Em 3 módulos abordamos assuntos diversos relacionados a técnica vocal (aquecimento e desaquecimento vocal, articulação, ressonância, respiração) e finalmente a expressividade. 


As aulas acontecem 1 vez por semana e têm 1 hora de duração.


A escola oferece aulas em grupos de até 5 pessoas.


O funcionamento da escola acontece nos três turnos, manhã, tarde e noite e o horário das aulas depende a da disponibilidade do aluno.

Técnica Vocal para crianças

O Curso tem como objetivo de iniciar a criança à técnica vocal, com exercícios vocais básicos que visam os primeiros estímulos para a sensibilização da escuta e percepção de uma estética vocal mais aprimorada, seguindo critérios que protejam a fisiologia vocal  da criança. Serão trabalhados também dinâmicas que estimulem a criatividade e a expressividade da criança para apresentações em público.  


As aulas acontecem 1 vez por semana e têm 1 hora de duração.


A escola oferece aulas em grupos de até 5 crianças a partir de 10 anos de idade.


O funcionamento da escola acontece nos três turnos, manhã, tarde e noite e o horário das aulas depende a da disponibilidade do aluno.

Musicalização e Iniciação ao Canto para Crianças

O curso tem o objetivo de incluir a criança no universo da música de maneira lúdica e divertida, para a assimilação de conceitos musicais básicos tais como o ritmo, intensidade, altura e timbre através de dinâmicas, jogos e brincadeiras que vão possibilitar a criança a gostar de música e desenvolver o hábito da escuta e de cantar de maneira espontânea, criativa e expressiva. 


As aulas acontecem 1 vez por semana e têm 1 hora de duração.


A escola oferece aulas em grupos de até 5 crianças com idades que variam entre 5 a 10 anos.


O funcionamento da escola acontece nos três turnos, manhã, tarde e noite e o horário das aulas depende a da disponibilidade do aluno.

Musicalização para gestantes e pais

O Curso tem como objetivo de desenvolver nos pais a sensibilidade musical, estimulando a escuta e conceitos musicais básicos para que possam incluir a música nos hábitos e na educação dos filhos como forma de iniciar a criança no universo musical desde a mais tenra idade. Serão ensinados conceitos musicais básicos tais como o ritmo, intensidade, altura e timbre através de dinâmicas, jogos e brincadeiras que vão possibilitar aos pais brincarem com seus filhos utilizando a música como forma de promover a criatividade, espontaneidade e a expressividade na criança.


As aulas acontecem 1 vez por semana e têm 1 hora de duração.


A escola oferece aulas em grupos de até 10 pessoas.


O funcionamento da escola acontece nos três turnos, manhã, tarde e noite e o horário das aulas depende a da disponibilidade do aluno.

Cantoterapia
Canto para prevenção e contenção de Alzheimer e demências

O curso tem o objetivo de promover um ambiente alegre, criativo e descontraído utilizando a música como forma de lazer e melhoria de qualidade de vida de indivíduos que já passaram dos 60 anos e já apresentam algum processo degenerativo cerebral ou demências. Tem o intuito de promover alegria, bem estar, relaxamento e ativação da memória através do canto e exercícios rítmicos.
O foco é cantar de uma forma divertida e bem humorada, além de vivenciar dinâmicas grupais, jogos e brincadeiras capazes de criar possibilidades de valorização da autoestima , auto- percepção, ativação da memória e atenção, prevenção e contenção  do processo degenerativo cerebral  e ainda promover a sociabilidade e a criação de vínculos.

 
As aulas acontecem 1 vez por semana e têm 1 hora e 30 min de duração.


A escola oferece aulas em grupos de até 5 pessoas.


O funcionamento da escola acontece nos três turnos, manhã, tarde e noite e o horário das aulas depende a da disponibilidade do aluno.